Search

Results 1 - 20 from 54 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3  Next>

  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 44
  • Visits: 9.850

Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 44
  • Visits: 8.187

Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 235
  • Visits: 7.227

Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formaÃÃo a distÃncia de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas pÃblicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: -
  • Downloads: 69
  • Visits: 3.334

ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 114
  • Visits: 15.609

Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 176
  • Visits: 7.323

ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ApÃs a realizaÃÃo de uma pesquisa de interesse, o curso a distÃncia BioquÃmica da NutriÃÃo foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduaÃÃo da Universidade de SÃo Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de BioquÃmica BÃsica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse nÃo se limita a alunos das duas instituiÃÃes citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo paÃs. Esta observaÃÃo despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um pÃblico maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inÃdita, fez-se necessÃria a anÃlise do uso de novas tecno...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.512

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de anÃlise a FormaÃÃo Continuada para Professores em ExercÃcio em EducaÃÃo Ambiental elaborada e implementada no Ãmbito do Projeto Acre 2000 de EducaÃÃo Ambiental, realizado no perÃodo de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municÃpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, MÃncio Lima e Rodrigues Alves. Esta FormaÃÃo Continuada envolveu diretamente enquanto pÃblico de interesse, os/as professores/as das sÃries iniciais da Rede PÃblica de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratÃgia de multiplicaÃÃo, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realizaÃÃ...

Leia Mais
  • Category: Image
  • Note: -
  • Downloads: 38
  • Visits: 35

O caos da vida

A imagem retrata um globo terrestre central, dividido por uma rachadura ampla e profunda que se estende por toda a sua superfÃcie. Essa rachadura simboliza a divisÃo que o negacionismo cientÃfico causa em nossa sociedade. Ã baixo da fissura, encontra-se um grupo de cientistas e pesquisadores vestindo jalecos brancos, todos concentrados em suas tarefas em um ambiente de laboratÃrio. Eles estÃo rodeados por equipamentos de pesquisa e livros de ciÃncia, denotando seu compromisso com a busca da verdade por meio da ciÃncia. Esta imagem ilustra vividamente como o negacionismo cientÃfico pode criar divisÃes profundas e obscurecer a busca pela verdade, enquanto a luz da ciÃncia ilumina ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 44
  • Visits: 3.287

O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pÃblica estadual de ensino mÃdio do municÃpio de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussÃes das aulas prÃticas vivenciadas em laboratÃrio na aprendizagem dos conteÃdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentaÃÃo da caracterizaÃÃo da Ãrea em estudo. Em seguida, foi feita uma abo...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 248
  • Visits: 2.808

Os Incompatíveis Sanguíneos!

A Biologia à desafiadora, pois hà muitos conceitos e processos difÃceis de compreender atà mesmo para o professor. Esse material didÃtico à um produto que foi apresentado como trabalho de conclusÃo do curso de EspecializaÃÃo em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de GoiÃs, com o objetivo de colaborar com o reconhecimento das HQs (HistÃrias em quadrinhos), como ferramenta pedagÃgica, de forma a serem inseridas cada dia mais nos livros didÃticos, na sala de aula, no cotidiano de todos, onde a anÃlise da utilizaÃÃo de um conteÃdo especÃfico da Biologia â O sistema ABO â remeteu a estÃmulos positivos, proporcionando interaÃÃo entre: arte-b...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.423

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 332
  • Visits: 3.781

Bio...Química

Este trabalho abrange uma breve historico da BioQuÃmica em seguida a organizaÃÃo, padrÃo e diferenciaÃÃo celular, Ãgua, Ãcido e base, tampÃes, diferenÃas entre ÂGL e INPM, sais, processos, micromolÃculas e macromolÃculas. O professor reponsÃvel pela disciplina à Huita do Couto Matozo que desde 2006 leciona no curso de TÃcnico em QuÃmica da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de JoÃo Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 519
  • Visits: 3.819

Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da quÃmica biologica atravÃs de informaÃÃes sobre temas bioquÃmicos para aguÃar a curiosidade e leitores atravÃs de prÃtica de fÃcil execuÃÃo. O professor responsÃvel pela disciplina à Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de JoÃo Monlevade MG.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 121
  • Visits: 8.471

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 65
  • Visits: 7.577

Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiÃncia de uma professora de HistÃria que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueolÃgico e geolÃgico. A experiÃncia ocorreu com alunos da atual 6Â sÃrie no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 264
  • Visits: 5.663

Tecnologia do DNA Recombinante In silico: Clonagem de Insertos em Vetores de Expressão Utilizando o Programa Vector NTI Advance 11

Considerando a importÃncia do uso de ferramentas de bioinformÃtica no ensino e na prÃtica de biologia molecular, foi elaborada esta apostila com o propÃsito de guiar usuÃrios iniciantes e professores no ensino e na utilizaÃÃo do programa Vector NTI Advance 11 na tecnologia do DNA recombinante atravÃs da construÃÃo de molÃculas para expressÃo de proteÃnas recombinantes.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 823
  • Visits: 15.653

Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivaÃÃo dos alunos. PorÃm indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente Ãs aulas teÃricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinÃmico e atrativo sÃo os jogos e modelos didÃticos, que auxiliam na transformaÃÃo do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteÃdos de GenÃtica sÃo os conteÃdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. PorÃm, hà a dificuldade de encontrar jogos so...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 61
  • Visits: 6.685

Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaÃo de reflexÃo, discussÃo e produÃÃo de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que està inserida) pode contribuir para processos de apreensÃo e significaÃÃo de mundo pautados na inauguraÃÃo de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo tÃm importÃncia fundamental e possibilitam o exercÃcio de construÃÃo de identidade (diferenÃa) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de aÃÃo educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensÃo do lugar onde se vive por meio da produÃÃo de conhecimentos sobre o mesmo. Tal aÃÃo à pensada tendo em vist...

Leia Mais
<Previous [1] 2 3  Next>
Results 1 - 20 from 54 Found materials (New search)